Talles Barreto debate projeto de revitalização do Centro de Goiânia em audiência pública

Arquiteto e Urbanista, autor do projeto Renato Rocha; Talles Barreto e o vice-presidente da comissão de educação, cultura e esporte da Assembleia Legislativa
deputado estadual Coronel Adailton em audiência pública para apresentação e debate do projeto de revitalização do centro da capital.

Sob presidência do deputado estadual (PSDB) Talles Barreto a comissão de educação, cultura e esportes da Assembleia Legislativa debateu a revitalização do centro da capital em audiência pública nesta segunda-feira (9) através do projeto de iniciativa do arquiteto e urbanista Renato Rocha.

A proposta do arquiteto é que a revitalização seja feita por trechos e inicie pela Rua 3 com intervenções nas calçadas e implantação de um painel simulando uma cachoeira com referências às belezas naturais do Estado. O projeto contempla, ainda, a preservação do estilo art déco e revitalização do Mercado Municipal, Colégio Lyceu de Goiânia e Beco da Codorna.

De acordo com Renato Rocha “o projeto tem que ser para todos e atender a população que utiliza o centro de alguma forma”. Ele explicou que o objetivo é tornar o centro num espaço voltado para o homem e não para o carro. “O centro hoje, da forma como está, não é atrativo para ninguém. As pessoas não se interessam em conhecer e passear pelo centro, e nós precisamos mudar isso”.

Renato Rocha apresenta projeto de revitalização do Centro de Goiânia

Segundo Talles Barreto, o projeto é encantador além de ser interessante com alternativas de conforto e mudanças para a região central. “O centro tem que ser culturalmente resgatado e vemos esperança desse resgate através do projeto” frisou. Talles ressaltou que “a imagem que temos [hoje] do centro é de uma cracolândia em uma das áreas de maior importância na capital”, frisou.

Foram apresentados encaminhamentos como a criação de comitê multidisciplinar da região, propostas e sugestões a serem apresentadas pelos moradores e comerciantes do centro além da realização de audiência pública.

Compartilhe

Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza audiência pública para apresentação e debate do projeto de revitalização do Centro de Goiânia

Situação atual do Centro de Goiânia (Foto: Diário da Manhã)

A comissão de educação, cultura e esportes da Assembleia Legislativa sob presidência do deputado estadual (PSDB) Talles Barreto realiza audiência pública nesta segunda-feira (9) às 14 horas no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis para apresentação e debate do Projeto de Revitalização do Centro de Goiânia de iniciativa do arquiteto e urbanista Renato Rocha.

O projeto intitulado “A cidade do futuro e as requalificações urbanas – VIA CULTURAL E GASTRONÔMICA DO CENTRO DE GOIÂNIA” tem o objetivo de reestruturar uma das áreas de maior importância da capital, cercada de história, cultura e edificações no estilo art-déco. No Centro estão localizados o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Palácio das Esmeraldas, sede do Governo do Estado de Goiás e residência oficial dos governadores, Centro de Cultura e Convenções, Teatro Goiânia, Parque de Diversões Mutirama.

Segundo Talles Barreto, o objetivo da realização da audiência pública é discutir a atual situação do centro da capital, debater possíveis melhorias e incentivar a atividade econômica na região.  Talles considerou que é preciso investir também na segurança local, para que as pessoas voltem a frequentar o Centro e usufruir de serviços como lojas, lanchonetes, restaurantes. “Hoje, infelizmente, temos uma grande quantidade de imóveis para alugar, além do tráfico de drogas fato este que gera insegurança na população”, frisou.

Compartilhe

Talles Barreto visita CREA e conhece ações do conselho

Francisco Almeida, presidente do CREA,
e equipe recebem Talles Barreto (Foto: Divulgação)

O pré-candidato à prefeitura de Goiânia e deputado estadual Talles Barreto visitou a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e foi recebido pelo presidente engenheiro Francisco Almeida e equipe. A visita de cortesia teve o objetivo de conhecer as ações do Crea Goiás e estreitar relações com o Conselho goiano.

Francisco Almeida e equipe apresentaram as ações da atual gestão visando a valorização profissional e os interesses da sociedade goiana como a fiscalização informatizada do Crea, realizada com base em dados obtidos por meio de acordos de cooperação técnica firmados com órgãos municipais, estaduais e federais com atuação em Goiás; Livro de Ordem Eletrônico; Programa de Engenharia Pública “Casa Própria”; projeto de Recarga Hídrica e outros.

Talles Barreto pontuou que a visita teve o intuito de estreitar relações com o Crea. “Viemos ouvir o Conselho e saber do seu posicionamento. Queremos fazer uma parceria com planejamento; fazer um plano de governo, a longo prazo, já pensando na Goiânia de 2033, em que a cidade completa seus 100 anos. Sabemos da importância de um Crea tão bem estruturado como o que vimos aqui; com informações importantes para que possamos melhorar a vida das pessoas. Cuidamos das pessoas com gestão e com responsabilidade e vejo o Crea como um grande parceiro para construirmos uma Goiânia melhor”, explicou.

Segundo o presidente do Crea, Conselho goiano está à disposição de Talles Barreto. “O Crea quer contribuir, na medida do possível, para o desenvolvimento sustentável de Goiânia e de todos os municípios do Estado. Detemos o conhecimento técnico das áreas das Engenharias, da Agronomia e das Geociências e estamos de portas abertas para contribuir efetivamente, apresentamdo soluções para as questões que envolvam as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea”, frisou o presidente do Crea.

Francisco Almeida e Talles Barreto (Foto: Divulgação)

Estiveram presentes na reunião o coordenador de Integração de Dados, Eliel Oliveira; o gestor do Departamento de Fiscalização, Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos; e o assessor institucional de Políticas Públicas do Conselho, Victor Resende.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CREA-GO

Compartilhe

Talles Barreto é o nome escolhido durante pré-convenção do PSDB para prefeitura de Goiânia

Talles é o nome escolhido para pré-candidato
a prefeito de Goiânia pelo PSDB (Foto: Kalyne Mayse)

O deputado estadual Talles Barreto foi escolhido oficialmente como pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB em prévias realizadas nesta terça-feira (3), no Diretório Regional do PSDB, no Setor Sul. Por 62 votos a 5, o parlamentar venceu Divino Damásio no Diretório Regional, no Setor Sul na capital.

Talles Barreto pontuou que o PSDB, com os governos de Marconi e José Eliton, transformaram Goiás e a capital goiana com inúmeras obras e programas que mudaram a vida de tantas famílias. “Nós já fizemos e vamos fazer muito mais”, afirmou otimista. Segundo o parlamentar, desde 2019 vêm trabalhando para formatar um projeto moderno e que seja transformador para Goiânia.  

O foco de sua candidatura, disse, será voltado ao que definiu como “Goiânia do futuro”. “Queremos trabalhar temas como meio ambiente e mobilidade, mas sem deixar de lado a área social. Temos muito para colocar em discussão”, avaliou.

O presidente do Diretório goianiense da PSDB, Eurípedes Jerônimo comemorou a participação dos tucanos na pré-convenção. “Mobilizou o partido. Mais que isso, demonstrou que o PSDB pratica a democracia”. Para o presidente do Diretório estadual da legenda, Jânio Darrot, que também esteve presente, “a presença maciça da militância e de tantos ex-presidentes mostra que o PSDB está forte e continuará sendo porque temos um partido maduro, composto de lideranças altamente qualificadas, que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, ao elaborarem – e executarem – políticas públicas que elevaram a qualidade de vida dos goianos”.

Deputada Lêda Borges, Bráulio Morais, Francisco Oliveira, presidente do PSDB e prefeito de Trindade Jânio Darrot e Deputado Dr. Hélio de Sousa estiveram presentes durante as prévias do partido em apoio a Talles Barreto (Foto: Kalyne Mayse)

Também compareceram o deputado federal, Célio Silveira; os estaduais Hélio de Sousa, Lêda Borges, Tião Caroço e Francisco Oliveira (suplente) e os ex-presidentes da legenda, Giuseppe Vecci, Jônathas Silva e Olier Alves.

Compartilhe