O deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa apresentou requerimento solicitando a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado no sentido de rever os vencimentos dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação. A proposta visa conceder gratificação de 50% do valor bruto.
Segundo o parlamentar, o pedido justifica-se pela suspensão das aulas durante o período de pandemia, que ocasionou celeumas e demandas na área da educação gerando um fluxo maior de trabalho para os conselheiros. “Nesse viés, houve a necessidade da readequação do sistema escolar por completo, alterando o formato da educação presencial para EAD, o calendário escolar, situação dos professores e alunos, infinidade de modificações, adaptações e desafios de ordem educacional que precisam de solução e deliberação do Conselho Estadual de Educação”, frisou.
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Talles Barreto participou de entrevista à Rádio Bons Ventos e ressaltou sua disposição em disputar o pleito municipal. “Eu estou com muita vontade de mudar Goiânia, de trabalhar pelos goianienses”, frisou.
O parlamentar destacou que a saúde e o transporte público são prioridades em seu plano de governo, que está sendo montado com o auxílio de especialistas nas áreas. “Nós queremos mudar a realidade da capital. Goiânia está bagunçada e isso tem que mudar”, pontuou.
Em entrevista por videoconferência, Talles Barreto pontua sobre as perspectivas para a capital na condição de pré-candidato a prefeito. (foto: Brunna Ferro)
Durante entrevista ao jornalista Breno Magalhães do Jornal Diário do Estado por videoconferência, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Goiânia Talles Barreto afirmou que a capital precisa viver um choque de gestão, pois “parou no tempo”. Ele defendeu, também, uma gestão humanizada reforçando o legado de assistencialismo e cuidado com a pessoas da social democracia.
O
parlamentar relembrou alguns fatos que o motivaram a disputar o pleito
municipal na capital, desde o resultado das urnas de 2018, em que o PSDB não saiu
vitorioso na disputa do governo estadual, como a liderança da oposição na
Assembleia Legislativa, a relação com o presidente estadual do partido.
Barreto
ainda ressaltou sobre o que tem sido feito na pré-campanha e as perspectivas
para a capital. “Estamos estudando o que podemos fazer de diferente, buscando
alternativas interessantes e, sobretudo, discutindo com os segmentos. Começamos
a mapear a capital para sabermos o que poderia ser feito em cada região. Antes do início da pandemia realizamos 10
reuniões em bairros, onde tivemos a oportunidade de ouvir a população
goianiense”, frisou.
Talles
comentou que o trabalho realizado na oposição possibilitou esse despertar. “Fazemos
oposição ao governo, porque temos conhecimento sobre aquilo que os governos do PSDB fizeram em prol
do desenvolvimento de Goiás e por Goiânia. Queremos mudar a realidade da
capital”, frisou.
“Nosso
governo sempre cuidou das pessoas e nós temos que valorizar isso, quando vamos
para um processo eleitoral como este”, comentou Talles ao lembrar de obras
realizadas nos governos do PSDB, como a duplicação das rodovias 020, 080, construção
do Crer e Hugol. O parlamentar expôs,
também, sobre as ideias para a gestão da capital que surgem todos os dias. “Diante
da incompetência desse governo vemos o que poderia ser feito e podemos fazer.
Por exemplo, Goiânia é a única cidade acima de 1 milhão de habitantes que não
tem um hospital municipal”, afirmou.
Segundo
ele, Goiânia está bagunçada. “Essa transformação tem que vir. Temos que mudar o
sistema, mudar a realidade com uma gestão humanizada e próxima da sociedade.
Ter um choque de gestão”, salientou.
Enfrentamento da Pandemia
Ao
ser questionado como enfrentaria o período de pandemia que estamos vivendo, o
parlamentar considerou que faria totalmente diferente ao que foi feito pelo
atual prefeito da capital. “Primeiro que eu não fugiria da responsabilidade do
problema. Não deixaria a mercê das determinações do governo do Estado. Aquele
primeiro lockdown, de 19 de março, foi feito de maneira errada com o fechamento
de vários segmentos. Hoje temos várias pessoas passando necessidade. Goiânia é
uma cidade grande, deveriam ter sido instalados protocolos além de ouvir
segmentos”, considerou. Outro ponto que Talles levou em consideração foi a falta
de diálogo com os segmentos e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo
Mendanha, cidade vizinha e considerou como lamentável esta situação.
O
deputado estadual Talles Barreto e pré-candidato a prefeito da capital goiana
rebateu as críticas do atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende sobre o
transporte público. O parlamentar defende que o transporte seja subsidiado pelos
governos municipal e estadual. “O transporte de Goiânia é uma vergonha. Ninguém
usa porque quer não. Defendemos um transporte digno, de qualidade e com preço
acessível, já que os goianienses pagam caro e o serviço ofertado é péssimo”,
frisou.