Talles Barreto propõe que central de transplante de órgãos amplie meios de comunicação com os pacientes receptores

É incontestável que a espera pelo transplante de algum órgão é uma corrida contra o tempo, na qual os pacientes lutam contra inúmeros desafios. As dificuldades enfrentadas por esses pacientes vão desde o número reduzido de doadores, as particularidades de cada caso, a compatibilidade entre doador e receptor, até a logística que possibilite a realização do transplante.

Diante desses fatores, na última quarta feira (16/03), o deputado estadual Talles Barreto apresentou um projeto de lei que dispõe sobre os meios de comunicação utilizados pela Central de Transplantes de Órgãos do Estado de Goiás para comunicar os pacientes que estão na fila de espera que um doador compatível foi encontrado.

Assim, a proposição em questão visa estabelecer procedimentos para a rápida localização dos receptores. Eles devem, no ato de seu cadastro na Central de Transplantes do Estado de Goiás, fornecer o maior número de contatos imediatos possíveis. Dessa forma, o contato deverá ser feito primeiramente por ligação e, em seguida, mensagem SMS, whatsapp e e-mail. Somente caso todas essas tentativas falhem em contatar o receptor, deve-se passar para o próximo paciente da fila.

Dep. Talles Barreto
Foto: Deputado Talles Barreto. Arquivo- ALEGO.
Compartilhe