Há exatos 16 anos, em julho de 2004, Iris Rezende afirmava no primeiro debate entre candidatos a prefeitos da capital: “Vou resolver o problema do transporte coletivo em seis meses”. Hoje, em entrevista após a reunião em que defendeu e sacramentou o aumento da tarifa de ônibus para abusivos R$ 4,50, Iris disse: “O transporte coletivo de Goiânia é uma porcaria, instrumento de sofrimento do povo.”
Essa é a cartilha política de Iris: pré-candidato pela quinta vez ao Paço Municipal, ele fez nesta quarta-feira (19/2) o que se pode chamar de estréia de sua campanha: na reunião da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), ele fugiu de suas obrigações e responsabilidades para com o transporte de passageiros e defendeu abertamente o aumento da passagem. Como prefeito da maior cidade da região metropolitana, Iris é o culpado pelo aumento da passagem.
Como governador e agora como prefeito, Iris sempre correu de suas atribuições na área. Atribuir aos governos Marconi Perillo a responsabilidade pelos problemas diários e desumanos enfrentados pelos usuários é uma atitude abjeta e covarde. As gestões do PSDB foram as que mais contribuíram para o aperfeiçoamento do transporte público da Grande Goiânia.
As diversas medidas adotadas em nossas administrações se tornaram referência para o país: Goiás foi pioneiro na criação e implantação do Passe Livre Estudantil e na adoção do biodiesel, mais barato e menos nocivo para o meio ambiente. Por determinação de Marconi, o governo do Estado financiou as gratuidades do sistema, garantindo aos passageiros a Tarifa Cidadã, o Passe Livre Estudantil e as meias entradas e outras gratuidades estabelecidas pela legislação.
Em 2017, a decisão do governo do Estado, em medida anunciada por Marconi, de assumir a integralidade do pagamento do Passe Livre Estudantil evitou, por exemplo, o reajuste das passagens, mantendo a tarifa congelada em R$ 3,70. Agora, sem a defesa do usuário feita pelas gestões do PSDB, Iris está absolutamente à vontade para defender, sem qualquer constrangimento, aumentos exorbitantes nas passagens.
O cinismo de Iris não tem limites. Em Goiânia, as obras do BRT Norte-Sul, que nunca terminam, não apenas provocaram transtornos para as regiões afetadas como prejudicam todo o sistema de transporte coletivo, resultado de interdições mal planejadas que atrasam as viagens em toda a Grande Goiânia. E o mais grave: caso o BRT Norte-Sul fique mesmo pronto um dia, ninguém se atreve a afirmar com a mínima de convicção possível se haverá ônibus para transportar passageiros. Afinal, os ônibus que fazem as outras linhas já estão absolutamente caquéticos.
Diante do drama dos cidadãos que precisam do transporte, resta a Iris, candidato à reeleição, mais uma vez se isentar de suas responsabilidades. Aliado de Caiado, que venceu as eleições há um ano e meio, resta ao prefeito culpar as gestões passadas. Felizmente, a população de Goiânia é bem informada e sabe que Iris, mais uma vez, está mentindo.
Talles Barreto
Deputado estadual, líder do PSDB na Assembleia Legislativa