O deputado estadual Talles Barreto (UB) apresentou projeto de lei que permite a instalação e operação de farmácias e drogarias dentro de supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos semelhantes no Estado de Goiás. A matéria já foi enviada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás para definição de relatoria.
Segundo Barreto, a proposta moderniza a assistência farmacêutica ao adotar modelos utilizados em outros países, ampliando o acesso da população a medicamentos, reduzindo a sobrecarga do SUS e garantindo orientação profissional adequada. O parlamentar ressalta ainda “que a iniciativa deve gerar ao menos 500 novas vagas para farmacêuticos, movimentando mais de R$ 33 milhões por ano em salários e encargos, fortalecendo a economia goiana sem custos ao poder público”.
Ele acrescenta que o projeto também estimula a livre concorrência e pode contribuir para preços mais competitivos no varejo farmacêutico, conforme previsto na Constituição Federal.