O deputado estadual Talles Barreto promoveu, na noite dessa segunda-feira (30) na Assembleia Legislativa sessão solene para entrega do Título de Cidadania Goiana e Medalha Pedro Ludovico Teixeira para desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), 18º Região.
Os homenageados da noite que não são nascidos em Goiás foram agraciados com o Título de Cidadania Goiana. Sendo eles: Paulo Sérgio Pimenta, Geraldo Rodrigues do Nascimento, Gentil Pio de Oliveira, Silene Aparecida Coelho, Eugênio José Cesário Rosa, Platon Teixeira de Azevedo Filho e Mário Sérgio Bottazzo.
Os demais, que são goianos por origem, foram condecorados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico: o presidente do TRT 18ª Região, Daniel Viana Júnior; Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque, Elvecio Moura dos Santos, Iara Teixeira Rios, Welington Luís Peixoto e Rosa Nair da Silva Nogueira Reis.
O autor da propositura, Talles Barreto ressaltou que mesmo em tempos de pandemia, o TRT se manteve sua produtividade, sendo agraciado com o prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de qualidade, na categoria Diamante, por duas vezes consecutivas, nos dois últimos anos. “A Justiça Trabalhista nunca se fez tão importante quanto nos dias atuais. Infelizmente, ainda temos um número significativo de descumprimento das normas trabalhistas, casos de acidentes de trabalho, condições de trabalho degradantes, entre outras demandas pertinentes a essa área. Mas, graças ao trabalho árduo dos senhores, em conjunto com outros órgãos fiscalizadores, esse número vem decrescendo”, pontuou o parlamentar.
Para Talles, a Justiça do Trabalho, em especial a goiana, é referência para outros estados, em celeridade para atender o bem comum, mostrando-se cada vez mais eficaz na solução de conflitos. “Essas homenagens são mais do que justas, não apenas pela atuação e dinamismo pelos quais exercem o ofício ora escolhido, mas também pelo amor e entrega ao nosso estado. Ter vocês em Goiás, trabalhando para a garantia dos direitos dos empregados e empregadores conforme os princípios da justiça, é uma enorme alegria para nós.”
O parlamentar finalizou que seu desejo era que os homenageados sentissem a nossa gratidão pelos seus serviços. “E que Deus os abençoe e dê sabedoria para que cumpram suas missões”, disse.
O desembargador Welington Luís Peixoto subiu à tribuna para agradecer em nome dos condecorados. Falou de sua gratidão e felicidade por receber a homenagem e lembrou detalhes pessoais da relação com o deputado. O presidente do TRT 18ª Região, Daniel Viana Júnior, destacou, durante seu discurso, que os homenageados da noite são “mulheres e homens que não se afastam de suas missões, buscando resolver de forma imparcial e justa as situações, promovendo a pacificação social”.
O desembargador Gentil Pio de Oliveira também discursou, falando em nome dos homenageados com Título de Cidadania Goiana. “É gratificante estarmos na Casa que, democraticamente, representa a todos nós, goianos, por nascimento ou opção. Entre os homenageados, sou o mais antigo a vir para Goiás. Foi na época em que o Brasil vivia o final do governo de Getúlio Vargas”, contou.
Compuseram a mesa de trabalhos, além de Talles Barreto na presidência: o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Luís Pinchemel, representante do governador Ronaldo Caiado (UB); o secretário de Educação de Goiânia, Wellington Oliveira, representante do prefeito Rogério Cruz (Republicanos); o presidente do TRT 18ª Região, Daniel Viana Júnior; e o desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho.
Também fizeram parte da mesa: o vice-procurador chefe do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Januário Justino Ferreira, e o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso Júnior, representante do presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.